terça-feira, 31 de maio de 2011

O público através do espelho?

 (Por Joana Leal)

Realities Shows podem ser considerados a superexposição máxima dos atos mundanos de seres humanos mediados pelos meios de comunicação e que se tornam mercadoria da indústria cultural. Os programas exploram a sucessão dos atos prosaicos dos seres, combinados aos atos manipulados previamente nas edições, que buscam em seu conteúdo, reinterpretar a vida e que tem, principalmente na última década, cada vez e de forma mais avassaladora, invadido as programações de televisão. Essa maneira de inserir o olho público no âmbito privado é usada comumente pelas emissoras de televisão para atrair audiência e conseguir manter o fôlego das produções culturais visando, obviamente, lucrar com isso. Porém, essa atividade é apenas uma das facetas do fenômeno da exploração da imagem, do qual realities shows são um exemplo. A função deste espaço é ampliar essa discussão, sobre outros aspectos, através das novas maneiras de conceber a ideia de imagem no século XXI e observar, em que medida, as tecnologias da comunicação tem papel relevante para o desenvolvimento das novas maneiras de atuação dos agentes históricos.

Foto: Reprodução Web

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